A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná aprovou importantes decisões na assembléia de fundação, na noite de quarta-feira (29), entre elas a realização da primeira Bienal Paranaense do Livro em maio de 2006, em Curitiba. O auditório Paul Garfunkel praticamente lotado reuniu um grande número de interessados em colaborar para o êxito da nova Associação, como representantes do Instituto Histórico e Geográfico, da Academia de Letras do Paraná, das entidades que reúnem as bibliotecárias do Estado e da Universidade Federal do Paraná.
A proposta do advogado João Casillo, de aprovação imediata do estatuto, foi aclamada por unanimidade. Casillo enalteceu o trabalho de três funcionárias da Biblioteca, Maria Marta Sienna, Maria da Graça Simão Gonçalves e Sueli Ducat que elaboraram um estatuto perfeito e irretocável, encontrando-se, portanto, em condições de registro em Cartório de Títulos e Documentos para reger a vida e as atividades da Associação.
Diretoria – Coube ao sociólogo Cláudio Gamas Fajardo a apresentação da diretoria provisória, também eleita por aclamação, e que ficou assim constituída: presidente Rafael Grecca de Macedo, vice-presidente Maria da Graça Simão Gonçalves, 1º secretário Milton Ivan Heller, 2ª secretária Maria Marta Sienna, 1ª tesoureira Sônia Benini, 2ª tesoureira Elaine Margareth Schlögel, diretor Cláudio Fajardo, diretora social Glória Kirinus.
Como vogais foram eleitos Daniel Faria, Nancy Westphalen, Marilena Millarch, Adélia Maria Woellner e Maria Thereza Brito de Lacerda e a Associação terá um Conselho Administrativo integrado por João Casillo, Walmor Marcelino e Dirceu Guimarães Brito e um Conselho Fiscal constituído pelo médico Jorge Ramillo Salles e por duas ex-diretoras da Biblioteca, Maria Eugênia Chedid e Valéria Prochman.
A próxima Assembléia será realizada em 28 de julho, às 19 horas, no auditório da Biblioteca, para discussão de medidas que visam a consolidação da entidade e a aprovação de atos da diretoria provisória, destacando-se a elaboração de uma proposta a ser submetida à Assembléia Legislativa, para a criação de um Fundo de Amparo ao Sistema Estadual de Bibliotecas.
Doações
Sob entusiásticos aplausos do plenário, a professora Wanda Maria Maia da Rocha Paranhos comunicou a doação de dois computadores Pentium IV com multimídia, para que a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná possa inserir-se no ambiente das entidades culturais do Brasil e do exterior, constituindo desde já o seu primeiro patrimônio.
O presidente Rafael Grecca e o advogado João Casillo acentuaram que, sem dúvida, a Associação receberá a colaboração e doações de empresários e de outras instituições culturais interessados na modernização e ampliação do acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas.