Associação de Supermercados mantém previsão de alta de 1% nas vendas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mantém a projeção de crescimento real de 1% nas vendas dos supermercados neste ano. No mês passado, a entidade cogitou reduzir a estimativa para 0,6%. No entanto, mudou de opinião depois do início da reversão da queda das vendas, observado em setembro.

Após a alta de 2,12% em setembro, a Abras avalia que o desempenho de outubro tenha mantido esse mesmo patamar. Na avaliação da entidade, a estimativa de alta de 15% nas vendas do Natal e de 5% a 6% nas vendas de dezembro também contribuirão para o alcance do resultado no ano.

Segundo o presidente da Abras, João Carlos Oliveira, a entidade previa um resultado negativo de 1,5% nas vendas de setembro, mas o efeito calendário observado no período, com cinco finais de semana, foi um dos pontos destacados para o resultado positivo no mês. Além disso, Oliveira informou que também influenciou o desempenho do crescimento real de 1,03% em relação a agosto no valor da Cesta Abras Mercado, que inclui 35 produtos de amplo consumo no setor.

Natal

Em sondagem com 70 redes, que representam cerca de 70% do faturamento de todo o setor, a Abras aponta que 45% das empresas deverão aumentar as encomendas para o Natal deste ano e 55% prevêem volume semelhante ao verificado em igual período de 2005. Nenhuma das empresas participantes informou se pretende realizar pedidos menores. "Isso mostra um otimismo do setor", afirmou Oliveira.

Na categoria de brinquedos, 63% dos entrevistados informaram que pretendem manter o mesmo nível de encomendas; 32% vão comprar cerca de 10% mais que o total adquirido no Natal de 2005. Apenas 5% estimam encomendas 2% menores. Para os panetones, 73% esperam elevar em 13% as compras do produto. As encomendas de frutas nacionais de época terão alta de 14% para 55% das companhias. As de frutas secas deverão ter incremento de 12%, na estimativa de 38% das entrevistadas. Em relação ao segmento de aves, 49% prevêem manutenção; 48%, aumento de 8%; e somente 3% disseram que as compras vão ser inferiores às do mesmo período do ano passado.

As bebidas natalinas nacionais deverão ter encomendas 13% superiores, de acordo com 47% das empresas. Para os vinhos nacionais, o aumento, previsto por 43%, das entrevistadas é de 12%. Em relação ao segmento de cerveja e refrigerante, 72% das participantes da sondagem revelaram que planejam fazer pedidos 12% acima dos realizados em igual período do ano passado.

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