Brasília – O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira Silva, afirmou que a categoria aprovou a comercialização do pão francês por peso, medida que está vigorando em todo o país a partir desta sexta-feira (20). Ressaltou, ainda, que a portaria 146 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), de 20 de junho deste ano, irá beneficiar o comércio correto em detrimento dos estabelecimentos clandestinos.
?Essa é uma das poucas leis aplicadas no Brasil que beneficia o consumidor e o empresário. Acontecia que, na periferia dos centros urbanos, alguns comércios clandestinos vendiam o pão com 35 ou 40 gramas, quando a unidade deveria ter no mínimo 50 gramas?, revela Pereira. E completa: ?Era uma concorrência desleal. Vendia-se o pão mais barato, mas abaixo do peso, e o consumidor achava que estava fazendo bom negócio, quando na verdade estava comprando menos pão?.
Esse tipo de concorrência, segundo o presidente da Abip, fez a associação procurar o Inmetro e sugerir a venda do produto por quilo. ?É a única forma de combater essa prática desleal com o consumidor. Assim, o cliente vai pagar exatamente o que está na balança, não tendo mais possibilidade de ser lesado?, assinala. Os estabelecimentos comerciais tiveram quatro meses para se adequarem à portaria do Inmetro. Quem não cumprir está passível de sanções, desde uma notificação até multas pecuniárias.
Pereira acredita que a medida dará mais credibilidade ao setor, e ainda pode se tornar uma boa estratégia de aumento no consumo do produto. De acordo com a Abip, 80% dos estabelecimentos comerciais nas capitais já aderiram ao novo sistema. ?É tudo muito simples, até mesmo a conversão do preço por unidade pelo preço a quilo. Quem vende, por exemplo, o pãozinho a R$ 0,30 é só multiplicar por vinte o valor da unidade, que achará o valor do quilo?, explica.