O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, segue neste sábado para o Peru, depois de participar das atividades do 6º Fórum Social Mundial.

continua após a publicidade

À saída do hotel onde se hospedou na capital venezuelana, Garcia disse hoje pela manhã que, tanto em Caracas como em Lima, esta realizando reuniões sobre a implementação da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Em Caracas, Garcia conta que encontrou o ministro da Integração venezuelano, Gustavo Marques. "Nos demos conta de que estamos na mesma sintonia quanto a comunidade", disse o assessor brasileiro. Para ele, não há impedimento em tratar paralelamente da comunidade e do Mercosul. "As duas coisas não são separadas."

O trabalho atual em relação à Comunidade Sul-Americana, explica Garcia, está relacionado com a definição de um programa de trabalho (incluindo temas como infra-estrutura, política industrial, energia, formação de um banco de fomento etc.) e a definição da sua "institucionalidade". Ele aposta que a velocidade da integração superará a da ocorrida na União Européia.

continua após a publicidade

"Não vamos poder fazer em um ano o que os europeus fizeram em 30, mas vamos avançar muito mais rapidamente, com certeza."

Em Lima, além de reunir-se com integrantes do governo e com o presidente Alejandro Toledo, Garcia diz que deve se encontrar também com os principais candidatos a eleição presidencial.

continua após a publicidade