Um oficial do Exército iraquiano disse hoje que um subcomandante local do grupo extremista Al-Qaeda no Iraque está detido numa prisão ao sul de Bagdá, lançando dúvidas sobre as versões segundo as quais o ele teria morrido e seu líder teria sido capturado em confrontos.
O general de brigada Abdul-Karim Khalaf, porta-voz do Ministério de Interior do Iraque, havia informado que o líder extremista Abu Hamza al-Muhajir, também conhecido como Abu Ayyub al-Masri, fora ferido ontem em um confronto no qual um de seus colaboradores diretos teria morrido em Balad, 80 quilômetros ao norte de Bagdá. Mais tarde, o vice-ministro de Interior, general Hussein Ali Kamal, disse que não tinha como confirmar a informação.
Sob condição de anonimato, porém, uma fonte nos serviços de segurança disse que o assessor que teria morrido nos confrontos de ontem na realidade foi preso no último dia 9 e continua detido em uma prisão nos arredores de Mahmoudiya, cerca de 30 quilômetros ao sul de Bagdá. A fonte desconhece o paradeiro de al-Masri. O comando militar dos Estados Unidos em Bagdá tenta apurar a informação.