Foto: Lucimar do Carmo |
Valdir Rossoni: discussão. continua após a publicidade |
Os candidatos a conselheiro do Tribunal de Contas serão testados em seus conhecimentos sobre administração pública na oitiva que será realizada hoje, 8, pela comissão especial responsável pela análise dos currículos dos interessados ao cargo.
A comissão, que deve informar ao plenário em parecer se os candidatos estão aptos ou não, foi instalada ontem, 7, após uma tensa reunião em que o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), tentou, sem êxito, eliminar a candidatura do secretário estadual de Educação, Maurício Requião, considerado o favorito da disputa.
Rossoni pretendia ser o presidente da comissão, mas diante dos desentendimentos, a posição acabou ficando com o deputado Reni Pereira (PSB). O líder do governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), foi indicado relator dos trabalhos.
A comissão irá apresentar seu parecer no final da tarde de hoje e a votação em plenário para a escolha do futuro conselheiro está prevista para amanhã. Rossoni reclamou que a comissão deveria ter poder de veto sobre os candidatos. ?A comissão só vai se manifestar sobre o implemento ou não das condições exigidas aos candidatos no edital?, protestou.
Rossoni tem insistido no argumento de que a Lei Orgânica do Tribunal de Contas impede a participação de Maurício Requião no processo, por seus laços familiares com o governador Roberto Requião (PMDB).
O líder da oposição argumenta que o artigo 140 da Lei Orgânica, em vigor, impede a atuação de conselheiros no julgamento de contas de municípios onde seus parentes que ocupam cargos eletivos tenham feito mais de 1% dos votos.
Autor de uma ação judicial para suspender o andamento do processo de escolha do conselheiro, Rossoni distribuiu nota afirmando que tem esperanças de que a Justiça impeça a Assembléia Legislativa de fazer uma opção ?no afogadilho?.
O deputado tucano entrou com ação na 2.ª Vara da Fazenda no último dia 3, com pedido de liminar, para anular o edital para inscrição dos candidatos. De acordo com a ação, o edital está incompleto e não é transparente.
?Queremos ganhar tempo, porque uma decisão séria como essa deveria seguir os trâmites sem pressa. Deveria haver mais tempo para ouvir os candidatos, estudar a lei, exigir a documentação?, exemplificou.
Pela ordem
Todos os candidatos serão ouvidos no período da manhã, em sessão reservada. Pela ordem de participação na sabatina estão inscritos Jorge Antônio de Souza (9h30), Gabriel Guy Leger (9h50) Maurício Requião (10h10), Ricardo Bertotti (10h30), Vorni Rogério Ferreira (10h50), Rogério Iurk Ribeiro (11h10) e Paulo Sérgio Pereira (11h30). A inscrição de Vorni, bacharel em Direito, somente foi divulgada ontem pela Assembléia Legislativa, embora ele tenha sido o quinto nome a apresentar a candidatura.