A Assembléia Legislativa do Paraná realizou, nesta terça-feira (02), sessão solene comemorativa aos 151 anos da Polícia Militar do Paraná. A proposição foi do deputado Hermas Brandão, presidente da Assembléia, que em seu discurso, reforçou a importância da corporação para o Estado. ?A Polícia Militar segue sendo tão necessária quanto sempre o foi. Ignorar isso é desrespeitar o próprio Paraná. Todo o investimento possível nessa instituição representa retorno imediato para toda a sociedade?, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Antônio Pancotti, ressaltou as grandes operações realizadas em Curitiba e no interior do Paraná, que têm como objetivo não só manter a ordem e garantir tranqüilidade aos paranaenses, como levar cidadania a quem mora em locais que antes enfrentavam sérios problemas de criminalidade.
?O Paraná discute e põe em prática medidas saneadoras para os problemas da falta de segurança?, afirmou.
Ao parabenizar a Polícia Militar pela passagem dos 151 anos de atividades, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, disse que a polícia está nas ruas para tomar conta das cidades e da população, e que os policiais militares precisam cada vez mais atuar em consonância com o que a sociedade deles espera. ?Mudamos a forma de fazer segurança pública no Paraná e a Polícia Militar hoje reflete, nas ruas, esta mudança?, afirmou ele.
Entre os programas desenvolvidos pela PM, está o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante), que está apoiado na filosofia do policiamento comunitário. Equipes fixas em bairros aumentam a proximidade entre polícia e moradores e estabelecendo uma relação de confiança mútua.