Brasília – O Brasil será representado na XLV Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e na XIX Reunião Anual da Assembléia de Governadores da Corporação Interamericana de Investimentos(CII) , pelo ministro do Planejamento, Guido Mantega. O encontro será realizado de 27 a 31 de março, em Lima, Peru.
A Assembléia Anual de Governadores do BID e da CII é realizada, anualmente, em um dos 46 países que integram o organismo internacional. Participam geralmente ministros da Fazenda e do Planejamento. A última reunião foi realizada no ano passado, em Milão, Itália. O Brasil já foi sede de três encontros. Em 2002, o encontro foi realizado em Fortaleza, Ceará.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento, os encontros de governadores do BID, com duração de três dias, são precedidos por seminários e painéis com a participação de especialistas e autoridades governamentais, quando são debatidos temas econômicos, sociais e ambientais de interesse dos países membros.
Serão realizados, ainda, encontros paralelos, com empresários, banqueiros e integrantes do mercado financeiro.
O BID foi criado em 1959 com o objetivo de promover o desenvolvimento da América Latina e Caribe.
O ministro do Planejamento, governador do Brasil no BID, também participará na ocasião do encontro bilateral Brasil/BID com Enrique Iglesias, presidente da entidade, no dia 28. Terá reuniões também com outros governadores do BID.
Além desses compromissos, Mantega terá um encontro com o ministro da Economia e Finanças do Peru, Pedro Pablo Kuczynsci.
Mantega concederá ainda entrevista a jornalistas europeus para falar da economia brasileira. E fará palestras para representantes do mercado financeiro internacional.
Assembléia do BID debate temas econômicos e sociais
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade