Aprovadas nesta quarta-feira (30) na Assembléia Legislativa duas mensagens do governador Roberto Requião que concedem reajustes salariais aos policiais civis e militares. Em média, será de 40% o aumento no salário dos policiais civis. Para os soldados de primeira classe até primeiro-tenente da ativa e da reserva da Polícia Militar, o aumento no salário-base pelas novas gratificações pode chegar a quase 60%.
Segundo informações da Secretaria da Administração e da Previdência, o reajuste será incorporado aos salários a partir de janeiro. Será integral aos policiais civis e pago em sete parcelas aos policias militares, cujo número de funcionários entre ativos e aposentados é seis vezes maior. As mensagens foram votadas em primeira discussão, terão redação final na próxima semana e serão encaminhadas para sansão do governador.
A mensagem contempla uma diferenciação para os que têm nível superior e para os que não têm. Os policiais estavam há 11 anos sem receber reajuste. A categoria teve um reajuste no começo do governo Requião e agora estão recebendo mais um. Para os policiais militares, o governo deu um aumento para alcançar o padrão dos policiais civis.
?Queremos agradecer aos deputados e a toda equipe do governo e também ao governador Roberto Requião?, afirmou o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis Paraná, Paulo Roberto Martins.
Vários líderes sindicais acompanharam a votação da mensagem durante as duas sessões, que tiveram início às 14h30 e acabaram por volta das 18h, já que a Assembléia sempre antecipa a sessão plenária de quinta-feira para quarta.
?Viemos acompanhar de perto para tentar impedir que algum deputado apresentasse emendas. Há muito estamos aguardando por este reajuste?, declarou o secretário geral do Sinclapol, Wilmar Brasil Jr. Caso fossem apresentadas emendas, a mensagem retornaria para a Comissão de Constituição e Justiça para só retornar depois para votação em plenário.
O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Dobrandino da Silva, que juntamente com outros deputados intermediou as reivindicações dos policiais junto ao governo, destacou: ?É um projeto importante, já que o salário dos policiais está defasado. O governador reconhece esta situação enviando à Assembléia este projeto que era tão aguardado, cujo reajuste passa dos 50% em algumas classes?.