Uma quadrilha invadiu a Prefeitura de Araucária na noite de ontem e manteve 12 pessoas como reféns por mais de seis horas. Entre sete e oito bandidos tentaram roubar caixas eletrônicos do Banco do Brasil, mas fugiram apenas com objetos de pequeno valor e três carros oficiais, abandonados pela manhã.

Cerca de 30 viaturas policiais perseguem o bando, mas nenhum suspeito foi preso até agora.

Três homens fortemente armados entraram pela portaria de fundos da Prefeitura às 22h de quinta-feira. Dois vigilantes e três funcionários administrativos em serviço externo foram rendidos. Os demais integrantes do bando apareceram em seguida.

A quadrilha trancou todos os reféns na salinha dos motoristas. Um vigilante, que estava armado, chegou a ser agredido pelos assaltantes.

Com o prédio inteiro a seu dispor, o bando tentou arrombar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil no 3.º andar e no térreo, usando maçaricos. Não conseguiram retirar os cofres e resolveram levar o caixa do térreo inteiro.

O objeto do roubo seria colocado num pequeno caminhão, tomado em assalto às 17h de quinta-feira. Para carregar o caixa, os bandidos retiraram os reféns do cativeiro e os ordenaram a fazer o transporte para o caminhão. Mas o artefato era pesado e a força de quase 20 homens não foi suficiente para erguê-lo até a carroceria.

Já eram mais de 4h da manhã quando os bandidos desistiram do assalto. Tomaram apenas celular, jaqueta e relógio das vítimas. Utilizaram para a fuga dois carros Gol e outro Fiesta, todos com logotipo da Prefeitura.

Às 6h30, dois assaltantes que ocupavam um dos Gol, com giroflex no teto e inscrição “Segurança” na lateral, atacaram um posto de combustíveis no quilômetro 38 da BR-476 (Rodovia do Xisto), perto de Contenda. Uma viatura do 17.º Batalhão da PM topou com o carro saída do posto e foi recebida a bala.

Houve revide dos policiais e os bandidos abandonaram o Gol no acostamento um pouco adiante. Os fugitivos embrenharam-se no matagal e foram perseguidos. Nada menos que 18 viaturas do 17.º BPM (Contenda, Araucária, Campo Largo e Fazenda Rio Grande), Rone, Serviço Reservado (P-2) montaram um cerco, e até o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública participou da caçada.

O segundo Gol e o Fiesta foram localizados de manhã nas cercanias da cidade. Outras viaturas da PM e da Polícia Civil fizeram rondas para encontrar os assaltantes, sem sucesso.

A Polícia Militar suspeita que a quadrilha tenha ligação ou seja a mesma que assaltou o posto da Polícia Rodoviária Estadual de Araucária, na BR-476, em 18 de setembro. Na ocasião, quatro homens encapuzados levaram dez armas e coletes à prova de bala e acertaram um tiro de espingarda calibre 12 no braço do soldado Édson Ávila, do 17.º Batalhão da PM. (Leia mais na edição de amanhã da Tribuna do Paraná)

continua após a publicidade

continua após a publicidade