O Paraná em Ação – Feira de Serviços Gratuitos do Governo do Estado – chega à cidade de Assaí, neste sábado (29), e permanece até o segunda-feira, 1° de maio. As comunidades da região que compõe a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) poderão usufruir gratuitamente de serviços judiciários, emissão de documentos, orientações de saúde, exames preventivos, acesso à internet, recreações esportiva e culturais, que serão oferecidos pelos parceiros no programa.

continua após a publicidade

Nessa 19.ª edição, o programa, coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, é convidado especial no aniversário de 74 anos da cidade e atenderá a população todos os dias das 9h às 17h na Sociedade dos Amigos de Assaí. ?Esperamos a significativa participação da comunidade como um todo, inclusive das colônias japonesas localizadas na região?, declara o secretário Relações com a Comunidade, Milton Buabssi. ?É um grande privilégio levar a 19ª etapa do Paraná em Ação para participar da comemoração de data tão importante para a cidade?, completa.

Segundo o prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bom Tempo, há grande expectativa em torno da realização do Paraná em Ação na cidade. ?O governo do Estado, com um trabalho como esse programa, demonstra sua aproximação com a comunidade, pois vem ao encontro das pessoas e atende suas necessidades?, constata.

O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná e prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, também reconhece a importância do Paraná em Ação para a Amunop. ?A importância do Paraná em Ação integra municípios, Estado e população, proporcionando aos últimos, documentação necessária ao pleno exercício da cidadania?, destaca, referindo-se a um dos serviços gratuitos oferecidos pelo programa.

continua após a publicidade

Festa

Paralelo ao Paraná em Ação, será realizada a tradicional festa da imigração japonesa ?Bon Odore?, que significa ?dança aos antepassados?. A festividade será somente nos dias 29 e 30 de maio a partir da 19 horas. De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Luiz Shirai, enquanto o Paraná em Ação trabalha pela inclusão social de comunidades da Amunop, o ?Bon Odore?, leva conhecimentos sobre a cultura japonesa, já que a cidade foi fundada por japoneses e possui um grande número de colônias orientais.

continua após a publicidade

Na festividade haverá dança e gastronomia típicas, além disso, haverá também apresentação com taikô, tambores orientais, que há 3 mil anos eram utilizados como instrumento de comunicação entre os japoneses. ?É uma arte milenar passada de pai para filho, hoje, no Brasil, há somente uma pessoa que confecciona esses tambores, é o senhor Kawabata que já tem mais de 80 anos e mora aqui em Assaí?, revela.