Uma entrada atraente no visual e com o delicado sabor da carne de coelho.
Ingredientes:
1 mocotó
3 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 kg de carne de coelho e pedaços
150g de toicinho defumado
4 cenouras raspadas e cortadas em rodelas
4 cebolas cortadas em quartos
2 dentes de alho
Tomilho, salsa e louro
2 cravos-da-índia
Sal e pimenta-do-reino em grão
1/2 l de vinho branco seco
Modo de fazer:
Lave o mocotó, faça um corte no sentido do comprimento e coloque-o numa panela com água. Deixe ferver por 5 minutos, escorra e reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga e ponha os pedaços de coelho, aos poucos, para fritar por igual, sem juntar líquido. Acrescente o mocotó, o toicinho cortado em pedacinhos, as cenouras, as cebolas, os dentes de alho descascados e inteiros, as ervas aromáticas e os cravos. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino em grão. Adicione o vinho branco, deixe reduzir um pouco e junte água suficiente para cobrir todos os ingredientes. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo branco, por 2 horas.
Retire e separe as carnes, o toicinho e a cenoura. Reserve o caldo.
Desosse as carnes e corte em pedaços pequenos. Distribuía os ingredientes numa tigela redonda, intercalando camadas com a cenoura. Coe o caldo do cozimento reservado e despeje-o na tigela, até cobrir tudo. Leve à geladeira por 12 horas.
Para desenformar, mergulhe a tigela por alguns minutos em água quente e, imediatamente, vire-a sobre uma travessa redonda. Sirva gelado, como entrada.
Rendimento: 8 porções.