A conclusão da pavimentação dos 54 quilômetros da PR-092, que liga os municípios de Rio Branco do Sul e Cerro Azul, vem somar esforços também na integração do Vale do Ribeira às demais regiões do Paraná, especialmente à Região Metropolitana de Curitiba (RMC), beneficiando mais de 2 milhões de habitantes .
De acordo com dados da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que mantém o programa Vale do Ribeira, o asfalto que concretiza a ligação definitiva do município de Cerro Azul à capital beneficia diretamente os três municípios cortados pela via e, de forma indireta, as sete cidades que integram a região.
Conforme os estudos técnicos da Universidade, o desenvolvimento dessa população depende basicamente do investimento em infra-estrutura. Com economias atreladas à agricultura familiar, à extração mineral e vegetal e animal, os municípios necessitam de boas rodovias que encurtem distâncias e facilitem o transporte dessa produção.
A principal vantagem da pavimentação da PR-092, na visão dos coordenadores do programa, é a estagnação do êxodo populacional, que foi crescente durante os últimos 20 anos e tende a aumentar em alguns dos municípios.
A migração dessa população para outras regiões explica-se, de acordo com dados da UFPR, pela falta de infra-estrutura básica, falta de oportunidades de emprego e de ocupação da mão-de-obra como geradora de fonte de renda.