Como concessionário de veículos, membro da diretoria da Fenabrave-PR e do Sincodiv-PR há mais de 15 anos e dirigente das duas entidades durante as últimas três gestões, desde 2002, pude acompanhar a evolução do segmento da distribuição de veículos e, com a ajuda de outros concessionários, levantamos a história das entidades desde sua criação.
Há quase 45 anos (1965) foi fundada a Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) com o nome de Arvetiba (Associação de Revendedores de Veículos de Curitiba). Atualmente, somos em mais de 600 distribuidores no Estado dos diversos segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários).
Já o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) foi fundado em 1996, com o intuito de defender os direitos e interesses da categoria específica dos concessionários e distribuidores de veículos, coletivos ou individuais, na esfera administrativa ou judicial, junto aos demais sindicatos.
Tem a participação ativa em negociações coletivas e processos de caráter tributário, o que garante a assessoria jurídica permanente a seus associados. Ambas as entidades procuram atender e representar os concessionários de veículos nacionais e importados, estabelecer relacionamentos governamentais e procurar o equilíbrio entre público, distribuição, montadoras e fabricantes de autopeças, além de conduzir os processos políticos do setor automobilístico.
A distribuição é um dos mais relevantes segmentos do comércio e de elevado valor para a formação do Produto Interno Bruto (PIB), em decorrência da geração de empregos, contribuição tributária, recolhimentos previdenciários, entre outros, e possui estrutura compatível com a produção de veículos.
Nesses 45 anos de Fenabrave-PR e 14 anos de Sincodiv-PR conquistamos um espaço inigualável em relação a diversos setores do comércio e pudemos oferecer ao nosso associado produtos, serviços e informações de extrema relevância para o desenvolvimento do seu negócio, entre eles: apoio em programas governamentais, reduções de impostos para alavancar as vendas, facilitando a compra do veículos pelo consumidor, cursos, palestras, treinamentos específicos para o setor, análises mercadológicas, entre outros.
A atuação dos distribuidores de veículos começou antes mesmo da instalação da indústria automobilística no Brasil. A partir da década de 50, com a chegada das montadoras e a produção local, os concessionários ampliaram suas operações, investiram em modernizações, formaram suas associações de marca e criaram a própria Fenabrave.
Entre os principais desdobramentos desta história, a categoria conquista, em 1979, a regulamentação do setor com a aprovação da Lei Renato Ferrari 6729/79. Outros fatores, como a participação efetiva dos distribuidores nas Câmaras Setoriais e até mesmo o apoio dos brasileiros na formação da Aladda (Associação Latino-Americana de Distribuidores de Veículos Automotores), em 1973, foram marcos expressivos desta história.
Navegar por essas páginas é fazer uma viagem no tempo e uma forma de manter viva a história de lutas de uma categoria que segue na firme defesa de seus interesses, em prol da economia, mercado e, efetivamente, do consumidor final.
O primeiro carro chegou em 1896 no Brasil e os primeiros agentes importadores começaram a vender carros em 1910. Os primeiros revendedores surgiram em 1920 e, nessa mesma época, foram instaladas as primeiras montadoras no Brasil.
Em 1950, o Fusca passou a ser montado no Brasil com peças importadas. Seis anos depois, em 1956 é criada a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Em 69, a indústria comemora dois milhões de carros produzidos no Brasil.
Em 1979 foi realizado o ,primeiro congresso da Abrave e a primeira convenção coletiva ocorreu em 1983. Em 1989, finalmente a Abrave se transforma em Fenabrave.
No ano seguinte, em 90, é fundada a Fenacodiv, que congrega os Sincodiv’s de todo o país. O Sincodiv-PR inaugura, em 15 de fevereiro de 2001, a sua sede própria, atendendo a uma aspiração de todos os concessionários e distribuidores do Paraná.
Em 95, a indústria enfrenta a febre dos importados e dois anos depois, 1997 é considerado o ano recorde na produção, com mais de dois milhões de veículos fabricados.
Entre outras peculiaridades do setor nesses últimos 35 anos, o segmento enfrentou ainda a “ameaça da internet” que decretaria o fim das concessionárias. Esta ameaça não se confirmou e a web se transformou em aliada na oferta de informações aos consumidores.
Assim como o apoio que sempre tivemos dos nossos concessionários, governos e demais órgãos, também contamos com a contribuição da imprensa, que ano após ano esteve ao nosso lado, ouvindo e publicando questões de interesse da categoria e do consumidor, tal como o Jornal do Automóvel.
Nos 35 anos de vida, sua linha editorial esteve ao lado da notícia dos diversos segmentos automotivos, tanto distribuição quanto indústria, procurando levar o melhor para o público. Desejamos muitos outros anos de vida a esse tão estimado veículos de comunicação: o Jornal do Automóvel.
Luís Antônio Sebben
Presidente do Sincodiv-PR
Diretor-Geral da Fenabrave-PR