Brasília – Artistas e esportistas foram nesta terça-feira (12) ao Congresso Nacional para discutir a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte e saíram com a promessa de um acordo que agradou as duas partes.
Pelo projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, a área de esportes dividiria os incentivos de 4% que as empresas destinam à cultura. Com o acordo, os esportes iriam para outro inciso da lei e, com isso, as duas áreas não precisariam compartilhar os recursos. O projeto deverá ser votado amanhã na Comissão de Educação do Senado.
?É um dia de paz?, disse a atriz Fernanda Montenegro, durante audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). ?O acordo possibilita o atendimento simultâneo à cultura e ao esporte. E essa convergência precisa ser concretizada rapidamente, e eu vou trabalhar para que isso aconteça?, afirmou Renan.
O secretário de Fomento do Ministério da Cultura, Marco Antônio Acco, disse que, com o acordo, o esporte e a cultura não precisarão disputar os mesmos patrocinadores. Segundo o secretário, em 2005, pouco mais de 1.900 empresas investiram em cultura pela Lei Rouanet ou de Audiovisual.