O Instituto Municipal de Turismo receberá até a próxima quarta-feira (1º) inscrições de artesãos interessados em participar das Feiras Especiais de Natal, que acontecem de 23 de novembro a 23 de dezembro nas praças Osório, Tiradentes e Generoso Marques. O Instituto está selecionando, na Casa do Artesanato, os produtos que serão comercializados nas feiras.

continua após a publicidade

Entre os artigos levados pelos artesãos para seleção estão árvores de Natal, guirlandas, anjinhos, bonecos de neve, pinheirinhos, brinquedos em madeira, arranjos e sugestões para presentes. O resultado da seleção será divulgado nos dias 13 e 14 de novembro.

O número de inscrições chega a 80 por dia. "A previsão é que 1.200 artesãos se inscrevam para participar das feiras nas três praças", calculou a gerente das feiras de artesanato do Instituto Municipal de Turismo, Cristiane Fonseca Ribeiro.

A artesã Teresinha Dolores Baitala está participando da seleção para a praça Osório. Há 12 anos produz guirlandas, presépios, árvores e natal e diversos enfeites. "Esta será a minha primeira participação em Feiras de Natal", contou.

continua após a publicidade

Poliana dos Santos levou para o processo de seleção os cartões de Natal que confecciona na hora, conforme o desejo dos clientes. Apresentou também marcadores de livros, que servem de enfeites natalinos.

O artesão Paulo de Andrade da Silva participa da seleção com uma sugestão para presente. Ele confecciona fantoches há 3 anos. "É um presente educativo que pode ser levado às escolas para estimular o aprendizado", disse.

continua após a publicidade

As Feiras de Natal das praças Osório e Generoso Marques terão a tradicional Casa do Papai Noel, onde as crianças poderão tirar fotos com o "bom-velhinho". A seleção dos produtos que serão vendidos nas feiras segue como critérios qualidade, criatividade, acabamento e originalidade dos artigos.

As vagas estão divididas por unidades que venderão produtos natalinos, presentes, alimentos e artigos para turistas. Serão avaliados também artesanato e alimentos típicos das etnias que representam a população de Curitiba.

Serviço:
Os interessados podem se inscrever até 1º de novembro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h45, na Casa do Artesanato, na rua Mateus Leme, 22, Largo da Ordem. Outras informações pelos telefones (41) 3321-2704, (41) 3250-7713, (41) 3250-7779 ou (41) 3320-7726.