Cesar Brustolin/SMCS
Objetivo é atingir um público mais exigente, que consome produtos sofisticados.

Artesãos que produzem para a rede de lojas Leve Curitiba, administradas pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), vão participar da Casa Cor Paraná no próximo ano. A proposta foi apresentada na semana passada a mais de 70 artistas que, para expor seus trabalhos, contarão com a orientação de arquitetos e designers, com ênfase em decoração de ambientes residenciais.

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"O objetivo é chegar a um público mais exigente e que consome produtos mais sofisticados, ampliando o mercado do artesanato e levando os produtos dos artesões curitibanos para outros estados", disse o arquiteto João Costa Teixeira de Freitas, coordenador do projeto IPCC/Casa Cor – que prevê o acompanhamento dos profissionais nos ateliês e o desenvolvimento de produtos exclusivos e diversificados.

A rede de lojas Leve Curitiba é um dos instrumentos de renda do IPCC. Localizadas em pontos de grande movimentação de turistas, as lojas têm como finalidade divulgar a capital paranaense através da venda do artesanato local, destacando os pontos turísticos e os símbolos locais. Toda a arrecadação da rede é revertida para apoiar os projetos desenvolvidos pelo IPCC.

Oportunidade

A Casa Cor é um evento de decoração de interiores na América Latina que acontece em diversas capitais brasileiras e está em sua 11.ª edição. No Paraná, a Casa Cor 2006 está no bairro Hugo Lange e permanece até 25 de junho. Segundo Freitas, a utilização de artesanato na decoração de residências é uma tendência visível nesta edição da Casa Cor. Freitas explica que o conforto ambiental leva em consideração a funcionalidade, a beleza e o estilo do espaço. Para ele, são concepções que o artesão deve ter em mente quando for criar algo exclusivo para servir de peça de decoração. "São essas noções que vamos repassar aos artistas curitibanos", adianta.

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Freitas disse que vários profissionais já manifestaram o desejo de auxiliar os artesãos da Leve Curitiba num trabalho conjunto na criação e execução de novos produtos. "Temos certeza de que todos sairão ganhando, agregando valor ao produto final que poderá ser comercializado em diversos eventos como a Casa Cor", afirmou. (SMCS)