A última vez que o Arsenal jogou na Rússia estava frio, valia pela Liga dos Campeões e foi uma noite desoladora para a equipe da primeira divisão do futebol inglês.
Hoje, o clube terá uma nova oportunidade ao enfrentar o CSKA, em Moscou, pelo Grupo G. O Arsenal, que perdeu por 4 a 1 para o Spartak Moscou no ano 2000, em partida pela segunda fase da Liga disputada em um campo congelado, terá de enfrentar mais frio para se sair melhor neste ano.
"Enquanto eu sinto que nós podemos vencê-los, há ingredientes em Moscou no mês de outubro com os quais você tem de saber lidar", disse o manager do Arsenal Arsène Wenger. "Ouvi dizer que o campo foi destruído em uma competição e que ainda está muito frio agora.
Apesar das dificuldades, o Arsenal é favorito para chegar à segunda fase da Liga dos Campeões, até porque apesar de ter perdido a final da temporada passada, nesta já derrotou Hamburgo e Porto. Um nova vitória pode dar uma vantagem de cinco pontos ao Arsenal na liderança do grupo ao final do primeiro turno.
Mesmo com quatro vitórias consecutivas na Premier League, o Arsenal não poderá contar com os lesionados Júlio Baptista, Freddie Ljungberg e Emmanuel Eboue.
Apesar disso, o técnico do CSKA Valery Gazzayev não demonstra se sentir muito mais confortável com a partida. "O Arsenal tem jogadores suficientes para montar a equipe em qualquer formação, e a perda de um jogador não faz uma diferença significativa para eles.