Brasília – Os impostos e contribuições arrecadados pelo governo alcançaram R$ 34,966 bilhões em abril, registrando crescimento real (que desconta a inflação) de 5,29% em relação a abril de 2005. No ano, a receita chega a R$ 125,624 bilhões.
Segundo relatório da Secretaria da Receita Federal, cresceu, principalmente, no mês de abril, a arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), em 12,73%, além da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL), em (2,22%). O aumento foi provocado, especialmente, pelo setor de refino de petróleo.
O fato de abril deste ano ter tido mais dias úteis do que o mesmo mês de 2005 influenciou num resultado superior também na arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), em 11,02%; do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), em 19,96%; e da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em 17,62%.
O setor de petróleo também contribuiu para o crescimento da arrecadação, quando comparados os quatro primeiros meses do ano. O setor registrou aumento de 46% no IRPJ e de 47% na CSLL.
Neste instante, o secretário adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, detalha os números.