O lançamento será realizado durante o encontro que deve reunir as 20 empresas que integram o APL, além de lideranças empresariais e políticas da região. Participam representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Associação Comercial e Industrial de Maringá, da UEM, a Universidade Estadual de Maringá, prefeitura, Sebrae, o Conselho de Desenvolvimento de Maringá, o Codem e do Cesumar, o Centro Universitário de Maringá.
Arranjo Produtivo Local é uma concentração de empresas e instituições localizados numa mesma região e que fazem parte de uma mesma atividade produtiva. Exemplos de APL são a produção de bonés, em Apucarana, e a de roupas para bebês, em Terra Roxa. A grande vantagem do APL é o fortalecimento do poder de negociação na hora da compra de equipamentos, que feita de forma associativa, permite descontos vantajosos. Além disso, o APL consegue redução também nas taxas de juros junto a instituições financeiras e conta também com linhas de crédito especiais de financiamentos.
Em sua maioria (97,24%), os 22 APL?s do Paraná são constituídos por micro e pequenas empresas, principais responsáveis pela geração de emprego e renda na região onde estão instaladas. Eles reúnem cerca de 2,6 mil estabelecimentos industriais, distribuídos em 92 municípios do Paraná, sendo responsáveis por mais de 40 mil empregos.
O lançamento do APL de Software de Maringá, está marcado para as 15h30, no Centro de Convenções do Shopping Aspen Park.