Arquivo Público recebe prêmio na terça-feira em Brasília

O Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap) recebe terça-feira (7), em Brasília, o Prêmio Rodrigo Melo de Franco Andrade 2006, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura. A solenidade de entrega está marcada para as 20 horas, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A coordenadora da Divisão de Pesquisa e Publicações do Deap, Tatiana Marchette, é quem vai como representante da instituição paranaense.

O Arquivo Público foi contemplado com o prêmio na categoria ?pesquisa e inventário de acervos?, pela elaboração e publicação do ?Catálogo Seletivo de Documentos Referentes aos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos?. O prêmio do Iphan está na 19ª edição e, até então, só uma instituição do Paraná havia sido contemplada (a Secretaria de Cultura de Londrina, em 2003). Além de um troféu e um certificado, o Deap receberá um auxílio financeiro de R$ 14 mil.

O catálogo

O catálogo foi lançado em outubro do ano passado e é considerado referência por historiadores e outros pesquisadores. O livro traz 1.104 documentos ? atos oficiais que tratam da prisão de escravos, cartas de alforria, dados de censos demográficos – dos anos de 1853 (ano da emancipação política do Paraná) a 1888 (ano da abolição da escravatura).

Na elaboração do catálogo, o Deap ? que é vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência ? contou com a colaboração das seguintes instituições: secretarias da Cultura e de Assuntos Estratégicos; Imprensa Oficial; Associação dos Amigos do Arquivo Público; e Departamento de História da Universidade Tuiuti do Paraná.

Serviço:
O Arquivo Público pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O endereço é Rua dos Funcionários, 1796, Juvevê, Curitiba. Na internet: www.pr.gov.br/deap. O telefone é (41) 3352-2299.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo