Carabinas calibre 5,56 mm e pistolas da Indústria de Material Bélico (Imbel) deverão ser as armas usadas pela Força Nacional de Segurança durante os Jogos Pan-Americanos que acontecem na cidade do Rio de Janeiro em julho deste ano. A unidade de elite, vinculada ao Ministério da Justiça e formada por cerca de 8 mil soldados e bombeiros de vários estados, atuará com seis mil homens na segurança do Pan.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, a Força Nacional já possui 1.800 carabinas e deverá comprar pelo menos nove mil pistolas da Imbel até os Jogos Pan-Americanos. A licitação da venda das pistolas foi vencida pela Imbel, mas está sendo contestada pela empresa Taurus, que também participou do processo.
Segundo o comandante da Força, coronel Aurélio Ferreira, as carabinas serão usadas pela Força no perímetro externo dos locais de competição e de outras instalações dos Jogos. Na parte interna, devemos atuar com armamento não-letal. Mas na parte externa e na nossa força de pronta-resposta [composta por 600 homens que ficarão de prontidão], usaremos as carabinas e as pistolas. Isso dependerá do local da operação, disse.
As carabinas da Imbel também acompanham a Força Nacional nas operações que estão sendo realizadas desde janeiro em conjunto com a polícia fluminense. Além de participar de uma operação de combate ao tráfico de drogas e de armas nas divisas do Rio de Janeiro, a unidade já participou do policiamento de vias expressas e de ruas da capital.