O cônsul-geral da Argentina, Emilio Julio Neffa, anunciou nesta terça-feira (30) ao governador Roberto Requião, durante encontro no Palácio Iguaçu, que empresários da província de Córdoba preparam uma missão ao Paraná para o início de junho. ?O Paraná apresenta um volume de exportações equivalente ao de países europeus. Por isso, os argentinos estão sendo despertados para as potencialidades de negócios com o Estado?, afirmou Neffa.
O governador disse que a Argentina tem posição estratégica com o Paraná dentre os demais países do Mercosul e tem sido um dos mais importantes alvos de missões comerciais e rodadas de negócio. ?A Argentina é nosso principal parceiro no bloco e está entre os principais destinos dos produtos produzidos no Paraná?, disse Requião.
Ainda segundo Requião, dos 10 principais produtos mais vendidos pelo Paraná para a Argentina, 8 são industrializados, caracterizando exportações com alto valor agregado. ?Vendemos automóveis, máquinas e colheitadeiras, acessórios e motores. Hoje, a Argentina já ocupa cerca de 9% de nossas exportações?, acrescenta.
Balança comercial
Com um volume de negócios de US$ 184 milhões em exportações com o Paraná no primeiro trimestre de 2006, as compras dos argentinos subiram de 962 produtos paranaenses em 2004 para 1035 em 2005.
Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o governo do Paraná já está mobilizado para também preparar missões do Estado ao país vizinho. ?Atualmente a Argentina apresenta um alto déficit comercial com o Paraná. Não pretendemos apenas equilibrar a balança comercial, mas estreitar nossas relações culturais e comerciais?, revelou.
O coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, acrescentou: ?Na última missão argentina ao Paraná, o volume de negócios fechados foram de US$ 5 milhões. O Paraná pode alcançar cifras ainda maiores indo à Argentina para rodadas?, diz.
Participantes do encontro com o governador e o cônsul argentino, os empresários Everton e Eduardo Muffato, da rede de hipermercados Muffato, mostraram a realidade das relações comerciais entre as duas regiões. ?Recebemos com freqüência a vinda de empresários argentinos. Exportamos produtos como cebola, maçã, vinhos e peixes e nossas importações estão em crescimento?, afirmou Eduardo Muffato. Segundo os empresários, o Mercosul como um todo já representa parcela significativa dos produtos comprados pela rede paranaense.