A Kyocera Arena será indicada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para abrigar os jogos da Copa do Mundo 2014 na subsede do Paraná, informou nesta segunda-feira (28) o governador em exercício Orlando Pessuti. A decisão foi tomada por comissão instituída pelo governador Roberto Requião para responder o ?Questionário de Informações para a Copa do Mundo 2014?, distribuído pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos estados interessados em receber partidas da Copa. O estádio do Atlético Paranaense foi escolhido por ser um dos mais modernos do Brasil e estar próximo de atender às exigências da Fifa.
?A decisão da comissão foi consensual, porque a adequação da Kyocera Arena é um projeto viável, possível, e que não envolve a necessidade de investimento público?, explicou Pessuti, que coordenou os trabalhos de definição do estádio na comissão formada pelos secretários Celso Caron (Turismo); Júlio de Araújo (Obras Públicas); Rafael Iatauro (Casa Civil) e Maurício Requião (Educação); pelo presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde; pelo presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus; pelo líder do governo na Casa, Luiz Claudio Romanelli; e pelo presidente do PMDB, Renato Adur.
O governador em exercício explicou que o Poder Público não irá colocar recursos no projeto de ampliação do estádio atleticano. ?Vamos cuidar do que é obrigação do Poder Público, como segurança pública e infra-estrutura, para que o Estado seja uma das subsedes da Copa?, falou Pessuti.
A escolha do estádio do Atlético começou a ser definida na semana passada, quando o governador em exercício recebeu telefonema de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. ?Na conversa, Teixeira me confirmou que a CBF não tem qualquer restrição ao projeto da Kyocera Arena nem às pessoas envolvidas. Antes de viajar, o governador Requião me disse, caso a CBF e a comissão estivessem de acordo, ele não faria restrições à escolha da Arena?, contou Pessuti.
?A Copa do Mundo não é um evento de um clube, nem de um Estado, mas de todo um País?, disse Gomyde. ?Todos ganhamos com a vinda da Copa do Mundo ao Paraná. Todos os centros de treinamento e estádios de Curitiba poderão ser necessários para abrigar as delegações, e para isso deverão ganhar melhorias. Ninguém perde com a escolha de um estádio para abrigar os jogos, mas todos perdemos se não nos unirmos para conquistar o direito de ser uma das subsedes?, explicou o presidente da Paraná Esporte.
?Todo o trabalho de mobilização pela vinda da Copa do Mundo ao Paraná terá a participação efetiva do Governo do Paraná, e será coordenada pelo secretário Luiz Caron?, explicou Pessuti. ?O primeiro passo é responder o Questionário enviado pela CBF, com todas as informações exigidas pela Fifa. Para isso, a comissão está trabalhando a todo vapor?, falou o governador em exercício.
?A mobilização pela Copa do Mundo no Paraná deve envolver todos os clubes do Estado, e toda a sociedade organizada. Precisamos trabalhar para mostrar que podemos e merecemos ser uma das subsedes em 2014?, disse Gomyde. O Brasil é o favorito a sediar a Copa do Mundo 2014, que será realizada na América, segundo o rodízio de continentes instituído pela Fifa. A Colômbia, principal concorrente da candidatura brasileira, desistiu de realizar o evento. Dezenove estados disputam as subsedes da Copa ? Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Acre, Amazonas e Distrito Federal.