Áreas de manancial da região de Curitiba recebem limites

O governador Roberto Requião assinou, nesta semana, o decreto que delimita as áreas de manancial de abastecimento público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Assim, fica regulamentado o uso e a ocupação do solo, o que possibilita a preservação das áreas, garantindo a qualidade da água oferecida para a população.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, ao longo do tempo essas áreas foram ocupadas desordenadamente. ?Isso, muitas vezes, dificultava o trabalho dos gestores públicos para a conservação da qualidade da água para abastecimento público?, explicou Rasca. ?Com a assinatura do decreto, antecipamos possíveis problemas e poupamos investimentos futuros em medidas corretivas?, completou.

A regulamentação será aplicada em 25 áreas de proteção ? que abrangem as bacias hidrográficas do Rio Ribeira, do Médio Iguaçu, do Alto Iguaçu e ainda abacia Litorânea, além do Aqüífero Karst. Também foram delimitadas três áreas de transição, próximas a bacias hidrográficas, que compreendem a do Rio Palmital, do Rio do Meio e a faixa de terra entre a margem direita do canal de água limpa e a margem esquerda do Rio Iguaçu até a captação da Sanepar na BR-277.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo