As ruas próximas ao Posto Brasília, entre elas a avenida Santa Bernadethe, perto do cruzamento com a antiga BR 116, terá obras que farão parte da Linha Verde – que vai transformar a antiga BR numa avenida da cidade. A avenida Santa Bernadethe é a principal rua do Binário Santa Bernadethe, que vai ligar o bairro Fanny ao Hauer, do outro lado da rodovia.

continua após a publicidade

O Binário Santa Bernadethe está em obras desde setembro de 2006, a partir do cruzamento com a avenida da República até a rua Maestro Francisco Antonelo. Para complementar a primeira parte do serviço, serão feitas obras na avenida Santa Bernadethe a partir do cruzamento com a rua Maestro Francisco Antonelo, onde há saibro e antipó, até a BR.

O local próximo à antiga BR 116, usado por caminhoneiros que costumam estacionar seus veículos na região à espera de novos serviços, não poderá ser ocupado por caminhões quando as obras começarem. Nos próximos dias um material educativo será distribuído aos caminhoneiros que atuam no Paraná, incluindo os que vêm de outros estados para que todos saibam o que acontecerá na Linha Verde, conjunto de obras que transformará a antiga BR numa avenida da cidade.

Neste trecho, assim como aconteceu na primeira fase das obras, a avenida Santa Bernadethe terá obras de drenagem, para garantir a vazão das águas da chuva, pavimentação, meio fio e calçadas. Conforme o andamento dos trabalhos, apenas o acesso dos moradores e comerciantes será liberado.

Durante e depois das obras, não será permitido o estacionamento de caminhões na avenida Santa Bernadethe e na rua Leonel França, entre a rua Maestro Francisco Antonelo e a antiga 116, e nas ruas Omílio Monteiro Soares e Major Vicente de Castro, paralelas à Linha Verde (antiga BR 116). Isto porque o Binário Santa Bernadethe inclui obras na rua Leonel França entre a antiga BR 116 e o cruzamento da rua Oscar Wilde e a avenida Santa Bernadethe.

Paralela à avenida Santa Bernadethe no trecho próximo à antiga BR 116, a rua Leonel França vai consolidar o binário – ruas paralelas que funcionam em sentidos opostos. Do outro lado da BR, no Hauer, as ruas Chanceler Oswaldo Aranha e Wilson Koehler, além das ruas Frei Henrique de Coimbra e Alcino Guanabara, transversais às ruas Oswaldo Aranha e Wilson Koehler, também passarão por obras.

Futuramente, conforme o andamento das obras da Linha Verde, também não será permitido o estacionamento de caminhões na pista marginal à antiga BR 116, que será a pista local da Linha Verde, para o acesso dos veículos ao comércio, serviços e residências.

Quando toda a obra estiver pronta, a avenida Santa Bernadethe será uma importante ligação entre os bairros Portão, Lindóia e Fanny à região dos bairros Hauer e Boqueirão. As obras do Binário Santa Bernadethe contribuirão para a ampliação da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) porque possibilitará o acesso mais direto entre os terminais urbanos Portão e Hauer.

continua após a publicidade