O clássico entre Barcelona e Real Madrid, marcado para o próximo sábado, pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol, pode ser adiado. Tudo por causa da possibilidade de greve dos árbitros na Espanha, que ameaçaram nesta segunda-feira não apitar os jogos do fim de semana (na primeira e segunda divisão) se não receberem os salários atrasados dos últimos dois meses.
O presidente do Comitê Técnico de Árbitros, Victoriano Sánchez Arminio, foi quem transmitiu à Federação Espanhola de Futebol a decisão. Em seguida, a informação foi passada à Liga Espanhola de Futebol. "Se não receberem, não apitam. A decisão foi unânime e não depende de nós", explicaram representantes do Comitê de Árbitros.
A Federação admitiu ter recebido da Liga 1,1 milhão de euros para pagar os árbitros. Mas uma parte desse total foi descontada por causa de uma dívida da Federação.
Em agosto de 2005, a Liga aprovou um aumento salarial de 20% para a arbitragem. E em março deste ano, a Federação e a Liga retomaram as negociações, para elaborar um novo convênio.
Além da reclamação de salários atrasados, os árbitros também não receberam os direitos de publicidade da última metade da temporada passada, calculados em cerca de 290 mil euros. O presidente da Federação, Angel María Villar, espera que o problema da arbitragem tenha uma solução "de forma pacífica".