Árbitro pode ser punido por atuação em Botafogo x Internacional

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Edson Rezende, disse que o grupo vai avaliar a atuação do árbitro pernambucano Wilson de Souza Mendonça e dos auxiliares Eric Bandeira e Ubirajara Ferraz na vitória do Internacional sobre o Botafogo por 1 a 0, ontem, no Maracanã, antes de tomar alguma decisão sobre o eventual afastamento dos juízes.

Após a partida, os dirigentes do Botafogo reclamaram da marcação do pênalti de Asprilla sobre Luiz Adriano, já nos acréscimos do jogo, que definiu a vitória do time gaúcho. O técnico Cuca não quis falar do pênalti, mas criticou a marcação de pelos menos dois impedimentos inexistentes quando sua equipe estava no ataque. "Foram na minha frente", disse. Enquanto isso, os jogadores criticam a postura "arrogante" do árbitros.

"O Wilson é da Fifa, o considero um bom árbitro, já apitou Eliminatórias, Libertadores. Polêmico, é verdade, mas estava numa boa fase", disse Rezende ao programa Redação SporTV. Ele disse que vai assistir à integra da partida, que não acompanhou, e que na próxima reunião da Comissão, na segunda-feira, será anunciada uma eventual punição.

Wilson de Souza Mendonça já foi afastado uma vez neste Brasileiro, curiosamente após também um jogo no Maracanã: no clássico contra Vasco e Fluminense, ele proibiu o volante tricolor Romeu de atuar com uma máscara protetora, dias depois de o jogador sofrer uma cirurgia no nariz. À época, Rezende disse que a atitude do árbitro foi "autoritária".

O chefe da arbitragem disse que a Comissão trabalha para prevenir atitudes arrogantes, mas nada pode fazer com ações que "fazem parte do perfil de cada um deles". Mas alertou: "O árbitro é a autoridade em campo, mas não pode ser arrogante, agressivo ou provocador. Deve respeitar os jogadores da mesma forma ele exige ser respeitado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo