continua após a publicidade

No próximo dia 20 de junho, Apucarana sediará o I Seminário de Educação Especial e Inclusão. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Humano, tem como temas: "Inclusão e Implicações Pedagógicas" e "Educação e Inclusão na Contemporaneidade: expectativas, conflitos e possibilidades".

Segundo o prefeito Valter Pegorer (PMDB), será um importante encontro que possibilitará o enriquecimento das ações dos educadores na área da educação inclusiva e no sentido de valorizar o educando na sua participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, de respeito e valorização da diversidade.

Apucarana conta hoje com 16 classes especiais, atendendo 146 alunos. "Temos oito salas de recursos, com 143 alunos, 02 classes na área de Deficiência Auditiva (DA), com 16 alunos atendidos, 02 Classes na área de Deficiências Visuais (DV), com 13 alunos atendidos e 01 Classe Especial de Condutas Típicas, com 01 aluno. Na Escola Municipal Madalena Côco está instalado o Centro de Atendimento Especializado, ofertando atendimento a todas às modalidades de deficiências", explica o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Claudio Silva. O Centro atende duas turmas de DA, duas turmas de DV, uma classe especial de deficiente mental e uma sala de recursos.

Na rede de ensino das 37 escolas, 18 já atendem inclusão educacional nas modalidades de Deficiências Auditivas, Visuais, Sensorial e Altas Habilidades, (PC) Paralisia Cerebral, Deficiente Físico (cadeirantes) e outras. "Algumas das escolas já foram adaptadas para eliminação de barreiras arquitetônicas e atendimento de inclusão educacional. Mas o objetivo é a adequação de todas para o melhor atendimento da inclusão educacional", completa Silva.

Segundo a professora Maria Aparecida Oliveira Silva, coordenadora da Educação Especial é de suma importância orientar os profissionais da educação, quanto à importância da identificação precoce de educandos com necessidades especiais e da utilização de metodologias adequadas e atendimentos diferenciados. "Conscientes das transformações históricas pelas quais vêm passando a Educação Especial faz-se necessário essa reflexão e a sistematização de nossa prática a um continuo movimento de transformação, pensando-a em suas especificidades e importância no atual contexto educacional brasileiro, com vistas à inclusão social e educacional, na procura da garantia de condições adequadas para uma melhor qualidade de ensino".

Inscrições 

O I Seminário de Educação Especial está aberto para todos os profissionais envolvidos com educação. As inscrições podem ser feitas através do telefone (43) 3423 1954 e tem um custo de R$ 10. 

continua após a publicidade