Candidatos aprovados no último concurso vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderão perder a vaga na instituição. Alguns dos alunos, que haviam conquistado uma vaga através do sistema de cotas para estudantes oriundos de escolas da rede pública, não estão conseguindo comprovar a condição exigida pelo sistema de cotas.
Segundo a coordenação do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico da UFPR, um dos principais problemas que vêm ocorrendo são os alunos vindos de escolas comunitárias, que são mantidas por igrejas ou comunidades.
Outro problema são os alunos que ganharam bolsas de estudo para fazer o último ano do ensino médio, conhecido como terceirão, em escolas particulares.
Esse tipo de situação também ocorreu no ano passado, sendo que dos 831 aprovados pelas cotas sociais, 35 tiveram o registro acadêmico indeferido.
Todas as informações sobre o impasse entre os candidatos que pleiteiam uma vaga reservada pelo sistema de cotas da UFPR estarão nas edições de amanhã dos jornais O Estado e Tribuna do Paraná.