Brasília ? Três em cada dez crianças brasileiras sofreram algum tipo de violência dentro da própria casa. O dado é do Laboratório de Estudos da Criança (Lacri), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
A informação foi utilizada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) para elaborar o projeto de Lei nº 340, de 2005, que busca instituir a semana nacional de prevenção da violência na primeira infância.
O projeto foi aprovado hoje (6), por unanimidade, pela Comissão de Educação do Senado Federal, e agora segue para votação no plenário da Casa. Assim, a semana de prevenção pode ser instituída entre os dias 12 e 18 de outubro.
Segundo a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO), relatora substituta do projeto, a idéia é "chamar a atenção da sociedade para fatos que vêm acontecendo seguidamente no caso de abuso de crianças". O projeto prevê que, durante a semana, sejam desenvolvidas atividades pelo setor público, junto com entidades da sociedade civil, visando o esclarecimento e a conscientização da comunidade sobre as verdadeiras causas da violência e suas possíveis soluções.
Ela lembrou que, no período que vai até os 6 anos de idade, as crianças são mais desprotegidas. "Um fato que considero relevante nessa chamada de atenção é o sofrimento da criança dentro da família. É espantoso que sofra abuso dentro da própria casa".