Foram apreendidos 150 pássaros neste final de semana no litoral do Paraná e na região metropolitana de Curitiba. As aves estavam sofrendo maus-tratos e algumas espécies estão ameaçadas de extinção. Entre as espécies encontradas está o papagaio-de-cara-roxa, que está ameaçado de extinção, a gralha azul, tucano, araras.
Os proprietários dos animais foram intimados a comparecer à delegacia e receberam uma multa que varia entre R$500 a R$5.000 por animal.
A fiscalização faz parte do projeto Verão Ambiental da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Segundo o delegado Voltaire as espécies foram encontradas em estado crítico e foram encaminhadas para o Cetas ? Centro de Triagem do Ibama. Os animais serão atendidos por médicos veterinários da PUC.
Desde o dia 20 de dezembro, já foram apreendidos 900 animais silvestres em situações de maus tratos ou ilegais em 33 municípios do Paraná. Este número já ultrapassou o do ano passado, em que toda a operação capturou 859 animais. A estimativa é que a quantidade apreendida passe de mil animais até a metade de fevereiro.