São Francisco – A Apple colocou nas lojas hoje os novos modelos do Mac G5 com processador Intel de dois núcleos o Core Duo. Com isso, antecipa em quase seis meses a chegada de computadores Mac com processadores Intel, que conseguem aumentar de 2 a 3 vezes a velocidade do computador. A empresa também mostrou a nova linha de notebooks MacBookPro, que chegam ao mercado em fevereiro também equipados com o Core Duo da Intel.

continua após a publicidade

O anúncio dos novos computadores foi feito pelo fundador da empresa Steve Jobs na abertura da MacWorld, , evento que reúne fabricantes de hardware, software e acessórios para os produtos da Apple, além de curiosos que fazem parte do culto do Macintosh.

Para rodar os softwares antigos nesses novos computadores a empresa lançou uma nova versão de seu sistema operacional Mac OS X. Todos os softwares da Apple agora rodam nas duas plataformas. Os programas que ainda não conseguiram migrar para a plataforma Intel vão rodar usando o software Rosetta, que faz a conversão.

A gerente da Microsoft Roz Ho subiu ao palco para demonstrar como o Office já roda bem com o Rosetta . Ela prometeu para breve o pacote do Office compatível com os novos Macs e disse que a empresa assinou um acordo com a Apple que garante ao menos 5 anos de novas versões do Office para Macintoshes.

continua após a publicidade

Na área de software, a principal novidade é a nova versão do pacote iLife, que agora traz mais ferramentas para que usuários normais de computador possam produzir filmes, vídeos e música e disponibilizá-los na rede. A Apple incorporou um novo software ao pacote, o iWeb, que simplifica a criação de sites na internet e dá ferramentas para a construção rápida de blogs e podcasts.

Em sua palestra, Jobs anunciou um recorde de faturamento de US$ 5,7 bilhões no último trimestre de 2005, sendo que US$ 1 bilhão desse bolo veio da receita de vendas nas lojas da Apple, que já chegam a 135. No ano em que a empresa lançou o iPod capaz de passar vídeos e o iPodNano, foram vendidas 42 milhões de unidades de seus walkmen digitais. Com o iPod, a Apple conseguiu uma liderança folgada no segmento de tocadores de MP3 e detém 83% de market share.

continua após a publicidade

No segmento de vídeo foi anunciada uma parceira com os canais de TV ESPN e ABC, para levar ao iPod compactos de 15 minutos da fase final do campeonato de futebol americano e disponibilizar clássicos do programa de TV humorístico Saturday Night Live.