Uma operação especial realizada pelo Porto de Paranaguá e pela empresa Coral Sub realizou nesta semana a substituição das bóias de sinalização para navios no canal de acesso ao Porto. Foram substituídas quatro bóias de aço carbono por quatro novas, de polietileno. Os terminais paranaenses são os primeiros do Brasil a implantar o uso deste tipo de bóia.

continua após a publicidade

Ao todo, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) adquiriu 22 novas bóias para sinalizar o canal. Até agora, foram substituídas oito bóias. De acordo com Luiz Augusto Melo, engenheiro da Coral Sub, empresa responsável pela manutenção dos equipamentos, a previsão é que todas as 18 bóias no canal entre Paranaguá e a Ponta do Félix, em Antonina, sejam substituídas até o fim de janeiro. As quatro restantes ficarão na reserva, permitindo um rápido posicionamento caso ocorra alguma emergência.

O principal diferencial das novas bóias é a auto-suficiência das baterias, que são recarregadas por luz solar. ?Este novo mecanismo garante maior vida útil às baterias, de quatro a cinco anos?, explicou Melo.

continua após a publicidade