O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, abre quinta-feira em San Antonio, no Chile, o 1º Encontro Internacional de Cidades Portuárias da América Latina. O objetivo da reunião é fundar a União Latino-Americana de Cidades Portuárias, proposta feita pelo representante do Paraná na 9ª Conferência Internacional de Cidades Portuárias, realizada em Portugal no final de julho.

Participarão do encontro representantes de países como Chile, México, Argentina, Peru, Equador e Venezuela, além de membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e de outros entidades ligadas aos portos. “A proposta é criar uma entidade que congregue os portos latinos para que possam operar em bloco”, explica o superintendente da Appa.

Eduardo Requião salienta que a idéia foi bem recebida em Portugal, principalmente pelo grupo chileno. “Agora, aproveitaremos uma festividade anual no porto de San Antonio, terra de Pablo Neruda, para organizarmos a instituição latino-americana”. Enfatiza também que os portos latinos precisam discutir sua logística, suas exportações, a matéria-prima, as cargas com valor agregado e as linhas que precisam ser atendidas principalmente no âmbito do Mercosul.

continua após a publicidade

continua após a publicidade