A aposta da Petrobras no mercado externo de etanol resultou na criação, no ano passado, em conjunto com a companhia japonesa Nippon Alcohol Hanbai, a Brazil-Japan Ethanol.O objetivo da nova empresa, que terá sede no Japão, será o de viabilizar já a partir de 2008 a importação e comercialização de 20 milhões de litros de etanol de origem brasileira para serutilizado como combustível para o mercado do país asiático.
Pelo contrato assinado, a Petrobras e a empresa japonesa deterão cada uma, 50% de participação na nova empresa. A Nippon já detém atualmente, 70% do mercado japonês de distribuição de etanol. Na época, a Petrobras divulgou nota oficial em que falava do objetivo da associação. O texto registrava que o grupo iria "buscar soluções técnicas e comerciais para introduzir o etanol na matriz energética japonesa, em substituição a outros combustíveis fósseis, de forma a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa".
A Petrobras garantia, ainda, que a criação da Brasil-Japan Ethanol alinhava-se ao objetivo fixado no planejamento estratégico da companhia, de internacionalização dos negócios, permitindo empresa brasileira entrar"em um dos mercados mais complexos e importantes de energia do mundo -tanto do ponto de vista de sua logística de distribuição de etanol, como também na abertura de outras oportunidades para a companhia no setor de distribuição de combustíveis no Japão".