Brasília – Aposentados e pensionistas chamados a partir de abril e maio para o Censo Previdenciário terão o pagamento suspenso em outubro se não atualizarem os dados até o quinto dia útil de setembro, a próxima sexta-feira (8). Duzentos e oitenta e três mil pessoas estão nessa situação. A atualização do cadastro tem o objetivo de combater fraudes e acabar com pagamentos indevidos.
De acordo com Ministério da Previdência Social, os dados são atualizados na própria agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Para participar do censo, são exigidos o CPF e um documento de identificação com foto, que pode ser a carteira de Identidade, de Trabalho ou de Habilitação. O aposentado ou pensionista deve levar também um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).
A segunda etapa do Censo Previdenciário começou em abril e prossegue até janeiro de 2007. Foram convocados 14,7 milhões de aposentados e pensionistas. Até 30 de agosto, 8,5 milhões de convocados para essa fase já haviam atualizado os dados cadastrais.