Termina hoje (31) o prazo para os aposentados e pensionistas com número 1 no final do benefício atualizarem os dados cadastrais. Eles foram convocados em abril. De acordo com o Ministério da Previdência, 26% desses beneficiários (393 mil) ainda não participaram do censo. Caso eles não atualizem o cadastro hoje, serão incluídos em edital de convocação e podem ter o pagamento bloqueado.
Em São Paulo, 84 mil beneficiários convocados ainda não atualizaram os dados cadastrais e correm o risco de suspensão do pagamento. Em Minas Gerais, 46 mil não entregaram o formulário e, no Rio de Janeiro, 37 mil não responderam ao questionário. No entanto, o menor índice de participação é o de Roraima, onde 39% dos beneficiários convocados ainda não fizeram o censo.
Por meio da atualização do cadastro do INSS, o governo federal pretende elaborar políticas mais eficazes para os segurados e combater fraudes. O censo só terminará em 2007. Para atualizar os dados, os beneficiários podem se dirigir à agência bancária onde recebem o pagamento. Não é necessário comparecer à agência do INSS.