Os beneficiários do INSS que possuem o cartão magnético poderão retirar as aposentadorias – que começam a ser pagas sexta-feira – nos caixas automáticos, em agências de correios e lotéricas credenciadas. “Estamos apelando aos bancos para que mantenham os caixas abastecidos”, disse o ministro. Segundo ele, o governo federal está ampliando esse tipo de atendimento, mas ainda não chegou a todos os beneficiários.
Lando explicou que não há como mudar a forma de pagamento agora para resolver a situação. “Infelizmente, quem não possui o cartão não vai receber”, afirmou. Por isso, disse, o governo está fazendo um apelo muito forte para que os bancários voltem ao trabalho. “Na democracia, a greve é um direito do trabalhador. Por isso, estamos apelando fortemente para que as negociações cheguem a um acordo”, afirmou, explicando ainda que não existem meios para declarar a ilegalidade da greve.
Apesar das declarações do ministro, a área técnica do INSS reafirmou que apenas os 377 mil novos pensionistas e aposentados do instituto terão dificuldades em obter o primeiro pagamento. A preocupação com os novos segurados envolve o fato de que é no momento do primeiro saque do benefício, feito normalmente na boca do caixa, que os novos aposentados ou pensionistas recebem o cartão magnético.
A partir do dia 1.º de outubro e até o final da semana que vem, estão previstos os pagamentos aos cerca de 22,8 milhões de beneficiários da Previdência, num total de R$ 10,2 bilhões. De acordo com o INSS, dos 22,8 milhões de segurados, 7,5 milhões recebem seus pagamentos por meio de contas correntes e 15,3 milhões por meio de cartão magnético.
continua após a publicidade
continua após a publicidade