Precisa transferir dinheiro para outra conta? Saque o telefone do bolso e faça um DOC usando o celular, na mesma hora. Poucos sabem disso, mas essa comodidade já está ao alcance de muitos brasileiros. Satisfeitos com a adesão em massa ao internet banking, os bancos estão investindo agora no sistema de auto-atendimento pelo celular, chamado de mobile banking.
Alguns
como o Banco do Brasil – conseguiram ir além das já tradicionais consultas de extratos e agora permitem que seus clientes façam transferências para outros bancos, pagamento de contas de água, energia e telefone, entre outras operações. Para tanto, os clientes do Banco do Brasil têm de usar as operadoras Brasil Telecom, Claro, Oi e Vivo. Até o fim do ano, o banco pretende fechar acordo com as outras operadoras. Hoje, são feitas 600 mil transações por mês pelo mobile banking do Banco do Brasil.
Em parceria com a TIM, o BankBoston lançará nos próximos meses um serviço semelhante. E mais três bancos devem estrear no mobile banking no início de 2006, junto com a operadora Vivo, que ainda não revela o nome das instituições.
"Estamos partindo para o que chamamos de terceira onda de automação bancária", afirma o vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, José Luís Cerqueira César. "Primeiro foram criados os ATM (caixas eletrônicos), depois veio o internet banking e agora é a vez do celular", explica ele.
O potencial do mobile banking é grande, afirma o gerente-executivo de Mobile Banking do Banco do Brasil, Raul Moreira. "É uma tendência óbvia, pois o celular se massificou rapidamente e penetrou nas camadas de baixa renda", afirma. "Vamos investir fortemente em campanhas de divulgação em 2006." De fato, não dá para ignorar esse público: segundo a Anatel, o Brasil tem mais de 81 milhões de assinantes de telefonia móvel.