O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com o presidente do Peru, Alan García, que está em visita oficial ao Brasil por dois dias. Essa é a primeira viagem de um chefe de Estado após a reeleição de Lula.
Durante o encontro, serão assinados acordos para o aumento da cooperação bilateral nas áreas social, energética, de saúde, educação, biotecnologia e defesa.
Após a reunião privada, Lula e García assinam os atos e fazem declaração à imprensa. Em seguida, o presidente brasileiro oferece almoço ao colega peruano no Palácio do Itamaray.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois países têm interesse em reforçar a integração regional, uma estratégia lançada em 2003.
As relações comerciais entre os dois países também têm aumentado. O volume comercial entre o Brasil e o Peru passou de US$ 653 milhões, em 2002, para R$ 1,5 bilhão nos primeiros nove meses de 2006, o que equivale a incremento de 129% no total do comércio.
Sete ministros acompanham García na viagem ao Brasil: José António García Belaúnde (Relações Exteriores); Mercedes Aráoz (Comércio Exterior e Turismo); Allan Wagner (Defesa); Juan Valdivia (Energia e Minas); Hernán Garrido-Lecca (Habitação e Saneamento); Verónica Zavala (Transportes); Susana Pinilla (Trabalho e Promoção do Emprego).