O Arranjos Produtivos Locais (APL) da Madeira de Porto União da Vitória, município à 237 quilômetros de Curitiba, recebeu na última sexta-feira (24) a visita de dois empresários, representando um grupo do setor de construção civil, vindos da África do Sul e do Senegal interessados em comprar 15 mil portas de madeira.

continua após a publicidade

Os produtos já são adquiridos pelo grupo por intermédio de representantes no mercado externo e a visita ao APL vai proporcionar a negociação direta com os fabricantes. Os importadores solicitaram orçamentos de quatro empresas e a expectativa é concretizar as vendas no curto prazo.

Os APL são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

As portas de madeira, juntamente com compensados, janelas, pisos e esquadrias de madeira são a especialidade da produção do APL, instituído em 2005 e que hoje reúne 47 empresas. Os compradores visitaram algumas empresas potenciais fornecedoras para a construção de obras em países como a África do Sul, Senegal, Costa de Marfim, Mali e Mauritânea, nos quais a construtora atua.

continua após a publicidade

O interesse específico dos importadores são as portas semi-ocas e portas decorativas internas e externas. "A exportação é uma das prioridades do APL neste momento. A procura pelos produtos do arranjo é bastante animadora e atesta a visibilidade que a união dos produtores vem permitindo", afirma o consultor do Sebrae Pedro César Santos. Algumas empresas do APL já atuam em mercados externos como os Estados Unidos, México e alguns países da Europa.