Brasília – A presidente da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria, do Congresso Nacional, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse que, apesar dos esforços promovidos pelo governo, a pirataria vem avançando no país.

continua após a publicidade

A deputada disse que a pirataria mobiliza quase o dobro de recursos em comparação ao narcotráfico. No Brasil, segundo ela, o problema é agravado porque cerca de 90% dos produtos comercializados ilegalmente tem matéria-prima proveniente de contrabando internacional.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), Eduardo Rajo,
afirmou que a criação do Conselho Nacional de Combate à Pirataria pelo governo federal no final do ano passado foi um divisor de águas no tratamento do combate à pirataria. Para ele, passado o primeiro ano, governo federal e sociedade civil conquistaram enormes avanços na repressão a esse tipo de crime.

O Conselho Nacional de Combate à Pirataria reuniu em fevereiro representantes do governo e da iniciativa privada para formular um plano de ação contra . "Mais fiscalização e apreensão faria com que o preço do pirata aumentasse, e a redução do original poderia ser feita através da redução da carga tributária", defendeu. As indústrias que fabricam CD?s e DVD?s, segundo Eduardo Rajo, arcam com impostos que representam uma carga de mais de 40% do preço final do produto.

continua após a publicidade