Apelo à fraternidade

Chega hoje para uma visita de quatro dias, restrita a São Paulo e Aparecida, no Vale do Paraíba, o papa Bento XVI, chefe temporal da Igreja Católica. O objetivo primacial do papa é a abertura oficial da 5.ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, no próximo domingo.

Todavia, ele concordou em antecipar a viagem para celebrar a cerimônia de canonização de Frei Galvão, o primeiro santo católico nascido em nosso País. A missa solene acontecerá no Campo de Marte, em São Paulo, na sexta-feira, estimando-se o comparecimento de um milhão de pessoas.

A decisão do pontífice de visitar o Brasil, maior nação católica do mundo, coincide com o aprofundamento das preocupações de Roma com o contexto do catolicismo na maioria dos países latino-americanos, acentuadamente no Brasil, onde a igreja vive uma aguda crise de vocações e deserção da fé.

Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi para a revista CartaCapital e TV Bandeirantes, bem a propósito da visita do papa, mostrou que apenas 65% da população admitiram professar a religião católica, ao passo que 22% se declaram evangélicos. Os sem-religião somam 10%, uma proporção bastante elevada e, desde já, um marco deveras importante a ser avaliado nos imediatos esforços pela evangelização.

A investigação também dá uma visão acurada da indiferença quanto aos valores tradicionais impostos pela igreja, tendo em vista que 86% dos entrevistados defendem o uso da camisinha e 51% não condenam a prática do aborto, não por acaso, dois dos principais elementos da doutrina moral da igreja.

Bento XVI não repetirá as exaustivas peregrinações feitas no Brasil por João Paulo II, nas duas vezes que aqui esteve. Além do perfil e temperamento bastante introspectivos, o papa atual não desfruta o carisma do antecessor ao encarar grandes multidões e prolongadas exposições à mídia.

Na condição de chefe da igreja, entretanto, aproveitará todas as oportunidades de sua agenda para dirigir aos católicos brasileiros e latino-americanos, tanto um enérgico repto em defesa da fé, quanto o apelo pastoral pelo retorno à prática duma comunhão religiosa que reavive nos homens e mulheres a fraternidade cristã. Como se percebe, uma pesada tarefa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo