O Santuário Nacional de Aparecida, maior centro de peregrinação do País, dedicou a missa das 9 horas desta segunda-feira à eleição do novo papa. Cerca de 1.200 fiéis acompanharam a celebração, presidida pelo arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis. Trinta e um padres e os bispos de São José dos Campos, d. Moacir Silva, e de Caraguatatuba, d. Fernando Mazon, participaram da missa, transmitida pela emissora católica "Rede Vida".
Em diversos momentos da celebração foi pedido aos fiéis que rezem pela iluminação dos bispos que vão escolher o próximo papa. "Que Deus nos dê um pastor que seja do seu agrado", afirmou d. Damasceno.
Durante o sermão, Damasceno falou do momento importante pela qual a igreja passa."Sabem os cardeais e sabemos nós o que significa para povo de Deus a escolha do seguidor de Pedro, cabeça visível de toda a Igreja e servo dos servos de Deus, o Pastor Universal que apascenta sua Igreja, conforme o mandato de Jesus Cristo." No final da missa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada ao altar central da basílica acompanhada pelos bandeiras do Brasil e do Vaticano. A benção foi dedicada aos cardeais que estão reunidos para escolher o novo sucessor João Paulo II. "Os acompanhamos de longe implorando as luzes do Espírito Santo, que certamente não há de faltar."