O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, deve levar cerca de 300 mil fiéis ao Santuário Nacional, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Este ano, milhares de romeiros vão comemorar, também, o centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida e conhecer de perto a nova coroa da santa. Somente no dia 12, a previsão é receber cerca de 170 mil romeiros.

De amanhã (09) a segunda-feira, as missas acontecem de hora em hora, a partir das seis da manhã. No dia 11, véspera da festa, a novena é encerrada às 19 horas e depois, às 20h30 acontece a tradicional procissão luminosa. Na cerimônia, chamada também de procissão-memória, porque relembra o encontro da imagem, em 1717, pelos pescadores, os fiéis seguem a pé da Basílica ao Porto Itaguaçu, onde foi ocorreu o primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica.

No dia 12, a festa começa às 5 horas da manhã com a alvorada e missa às 5h30. Apesar do horário, muitos romeiros viajam para Aparecida, apenas para participar da primeira missa, que deve reunir cerca de 30 mil fiéis.

A principal celebração será a das 10 horas, rezada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis e acompanhada pela maioria dos bispos e padres de várias partes do Brasil. A cantora Maria Bethânia já confirmou presença na missa solene, onde vai cantar no altar principal quatro músicas dedicadas à Nossa Senhora.

Muitos fiéis começam a chegar amanhã (09) em romarias, de ônibus, carro ou a pé. Pela Rodovia Presidente Dutra, no trecho entre São Paulo e Aparecida, pode-se observar romeiros seguindo a pé, sozinhos ou em grupos, pagando promessas.

Por causa do grande número de romeiros, a Polícia Militar montou um esquema especial reforçando o policiamento, principalmente nas dependências do Santuário. A Operação Aparecida segue até o dia 31 de outubro.
continua após a publicidade

continua após a publicidade