O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, no começo da tarde, que quer prazo, dia e hora para avisar o povo brasileiro que não haverá mais problemas nos aeroportos do País. Segundo o presidente, a solução para a crise nos aeroportos "é prioridade zero". Pouco antes, o presidente confirmou que manterá Waldir Pires no comando do Ministério da Defesa. "Continua," disse o presidente acenando positivamente com a cabeça, ao ser questionado pelos jornalistas que o aguardavam no Palácio do Itamaraty.

continua após a publicidade

Lula disse que não existe mais explicação para a crise aérea e a questão agora é se encontrar uma solução. Na avaliação do presidente, não se trata apenas de um problema dos controladores. "Este é apenas um item. Mas tem muito mais coisas. Tem falhas e muitas falhas. Um fica culpando o outro", afirmou o presidente Lula, em entrevista que concedeu ao lado do primeiro-ministro, Romano Prodi. Para o presidente, "a culpabilidade é das pessoas que tomam conta dos aeroportos".

O presidente se reuniu pela manhã com o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica , Juniti Saito, o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, para discutir a crise nos aeroportos, agravada no último fim de semana, com a quebra de um aparelho que o permite pousos por instrumentos, no aeroporto de Guarulhos.

Lula disse que na reunião exigiu um diagnóstico preciso. "Um bom médico só pode acertar se tiver um diagnóstico. Não adianta ficar culpando um ou outro. Temos de resolver. Temos de dar uma solução para o caso", disse.

continua após a publicidade