Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai atuar para diminuir o consumo dos anorexígenos. A afirmação é do presidente da agência, Dirceu Raposo de Melo. Esse remédios, que reduzem o apetite, têm sido muito usados por pessoas que querem emagrecer.
Melo afirmou que no dia 22 a Anvisa vai realizar um painel para debater a utilização desses medicamentos para controle de peso. "Nós vamos discutir a produção industrial, a receita médica e a dispersão dos estabelecimentos que os vendem. Queremos promover o uso racional desses medicamentos e diminuir o consumo exacerbado".
A Anvisa apresentou hoje (6) seu primeiro relatório anual, com as atividades de 2005. Além dos anorexígenos, são tema do documento os remédios fracionados e a falsificação de medicamentos.
Durante a reunião, Melo afirmou que desde 1998, o Brasil tem diminuído a falsificação de remédios. "Temos um, no máximo dois casos de falsificação por ano", disse. "O número tem se mantido muito baixo porque as medidas de combate estão sendo eficazes. Assinamos um protocolo de cooperação com a Casa da Moeda em 2005 para que nos proponham medidas de segurança mais adequadas para coibir a falsificação. Elas estão sendo estudadas."
Para o presidente da Anvisa, o relatório foi um marco na regulação sanitária no país. Ele disse ainda que o grande desafio da agência é fazer com que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária aja com união, para garantir um resultado mais eficiente.