Brasília (AE) – O remédio é para combater o câncer de próstata. Mas tem sido receitado para o tratamento de acne, entre outras coisas. Depois que quatro pessoas que tomavam o medicamento morreram, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia estão fazendo um alerta sobre o uso indevido da flutamida. Segundo os médicos, o risco é maior entre mulheres grávidas.
A flutamida é um medicamento utilizado para o tratamento de câncer de próstata em estado avançado. No entanto, passou a ser receitado por muitos médicos no combate à acne, à calvície feminina e ao surgimento de pêlos no corpo de mulheres.
Segundo toxicologistas, medicamentos como a flutamida têm indicações precisas e não devem ser recomendadas para tratamentos diferentes dos previstos na bula. É preciso, sempre que o remédio passe por um longo processo de avaliação farmacológica, experimental e clínica, antes de ser receitado para qualquer outra finalidade.
Em nota oficial a Anvisa afirma que, diante das mortes “evidencia-se uma relação benefício/risco totalmente desfavorável.” As pacientes que morreram tinham entre 21 e 35 anos. Diante dos registros, a Agência de Vigilância Sanitária solicitou que todos profissionais de saúde notifiquem à agência casos de reação adversa ao medicamento.
Anvisa alerta sobre uso de remédio contra acne
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade