Os 248 quilômetros da linha férrea entre Cascavel e Guarapuava vão ser alvo de uma inspeção técnico-operacional promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agenda foi acertada nesta sexta-feira (26) em Brasília pelo presidente da Ferroeste ? Estrada de Ferro Paraná Oeste, Samuel Gomes. A avaliação vai incluir ainda uma inspeção econômica-financeira da ferrovia, cuja subconcessão à iniciativa privada foi encerrada por determinação da Justiça em 18 de dezembro de 2006.
?Queremos que o órgão fiscalizador federal, a ANTT, conheça e aprove as medidas que a Ferroeste adotou em defesa dos produtores desde que assumimos a operação na ferrovia?, detalhou Samuel sobre o pedido de inspeção realizado em Brasília.
No encontro, o presidente da Ferroeste esteve acompanhado do diretor de Produção Saulo de Tarso Pereira. Representaram a ANTT o diretor-geral José Alexandre Nogueira Resende, o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas Hilário Leonardo Pereira Filho, a superintendente executiva Anália Francisca Ferreira Martins e o Procurador Geral Manoel Lucívio de Loiola.
A ANTT é o poder concedente do serviço prestado pela Ferroeste. Samuel aproveitou a audiência para expor as ações adotadas para assegurar a continuidade do transporte após a decretação da falência da Ferropar e os atos que foram perpetrados pelos ex-dirigentes da subconcessionária e pelas empresas Transferro Multimodal S/A e Ferrovia Tereza Cristina S/A, proprietários da frota em operação na ferrovia.
Os representantes da Ferroeste receberam da ANTT, durante o encontro, o último relatório de inspeção realizado na Ferropar, em dezembro do ano passado. O material será analisado pelo diretor de Produção nos próximos dias. Saulo Pereira também ficará responsável pelo acompanhamento da equipe técnica da Agência, durante a inspeção da ferrovia.
PAC
Na visita à Brasília, o presidente da Ferroeste esteve na Casa Civil da Presidência, para um encontro com a assessoria da ministra Dilma Rousseff. Na pauta a discussão já anunciada da construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Ipiranga ou Guarapuava e Engenheiro Bley, conforme prevê o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado no início da semana pelo presidente Lula.
O encontro foi coordenado pelo assessor Bernardo Figueiredo, que acompanhou a ministra no encontro com o governador do Paraná Roberto Requião, em 9 de janeiro. Figueiredo reiterou que o governo ainda não decidiu qual das alternativas de traçado terá o apoio federal. Segundo ele, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fará um estudo de viabilidade da obra. A Ferroeste reivindicou participação no estudo.
A intenção é que o mesmo não se restrinja à proposta da ALL (América Latina Logística), de uma variante entre Guarapuava e Ipiranga. A Ferroeste, a FIEP e o Centro dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina, liderado pelo ex-governador Emilio Gomes, defendem a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Engenheiro Bley, projeto denominado de Corredor Oeste, a ser concessionado à Ferroeste.